Alterações Climáticas em Portugal


Observações

As observações meteorológicas são utilizadas para registar as condições meteorológicas de cada local e a sua evolução, a fim de caracterizar os respetivos climas. De modo a comparar resultados de diferentes regiões, tornou-se necessário definir critérios e procedimentos para as redes de estações segundo normas internacionais, relacionadas com a resolução espacio-temporal dos fenómenos meteorológicos. A Organização Meteorológica Mundial definiu um intervalo de 30 anos como padrão para o cálculo das normais climatológicas, o que se admite que seja suficiente para que, na média dos valores, sejam filtradas as flutuações de menor escala temporal. Neste portal  a normal climática observada refere-se ao período de 1971-2000.

O processamento das normais climatológicas é efetuado sobre séries de dados observados. Os valores das normais dependem das observações disponíveis de cada estação meteorológica e pode agrupar-se em dois grupos:

  • Valores médios mensais de variáveis observadas (temperatura mínima, média e máxima do ar e precipitação acumulada).
  • Número médio de dias em que se observaram determinadas condições meteorológicas (ex. vento forte, precipitação intensa, etc).

A informação climática relativa às observações é proveniente da informação matricial do Atlas Climático de Portugal Continental 1971-2000. Os dados utilizados foram obtidos a partir da  interpolação dos valores médios no período 1971-2000, dos parâmetros climatológicos temperatura do ar e precipitação, observados em 61 estações climatológicas (ex-IM) e 260 postos udométricos (ex-INAG). Para os valores  médios  da  temperatura  mínima,  máxima  e  média  do  ar  e  da precipitação total utilizou-se o método de regressão  multivariada  com  altitude e distância ao litoral e krigagem normal dos resíduos. A krigagem normal foi utilizada na interpolação  do número de dias  para os diferentes valores indicados no portal (ex. temperatura  mínima, máxima e precipitação). Em ambos os casos a modelação manual do variograma experimental foi auxiliada e optimizada recorrendo à análise de diversos tipos de erro obtidos por validação cruzada.