Alterações Climáticas em Portugal

Glossário

A

B

C
D
E

F

G
H
I

J

K
L
M
N
O
P

Q

R
S
T

U

V
W

X

Y

Z

Cenário

Cenário é uma descrição plausível de como o futuro se pode desenvolver com base num conjunto coerente e internamente consistente de suposições sobre as principais forças motrizes (por exemplo, a taxa de alteração tecnológica) e relações. Note-se que os cenários não são nem prognósticos nem previsões, mas são úteis para fornecer uma visão das implicações dos desenvolvimentos e das ações [IPCC, 2013].

Cenário climático

Cenário climático é uma representação plausível e muitas vezes simplificada do clima futuro, com base em um conjunto internamente consistente de relações climatológicas é utilizado para investigar as potenciais consequências das alterações climáticas antropogénicas, muitas vezes servindo como entrada para modelos de impacto [IPCC, 2013].

Cenário RCP

Cenário RCP (Representative Concentration Pathways) referem-se a porção dos patamares de concentração que se prolongam até 2100, para os quais os modelos de avaliação integrada produzem cenários de emissões correspondentes [IPCC, 2013].

RCP4.5

RCP4.5 é um patamar de estabilização intermediário em que o forçamento radiativo está estabilizado a aproximadamente 4,5Wm–2  e 6,0Wm–2 após 2100 (o RCP correspondente assume emissões constantes após 2150) [IPCC, 2013].

RCP8.5

RCP8.5 é um patamar elevado para cada forçamento radiativo e superior a 8,5 Wm–2 em 2100 e continua a aumentar durante algum tempo (o RCP correspondente assume emissões constantes após 2250) [IPCC, 2013].

Clima

O clima é a síntese do tempo e a nossa expectativa sobre as condições meteorológicas. Cientificamente há que definir os atributos da definição em termos quantitativos, sendo que no clima os fenómenos interessam pela sua duração ou persistência, pela sua repetição e são caracterizados por valores médios, variâncias, probabilidades de ocorrência de valores extremos dos parâmetros climáticos.

Frequentemente ocorre confusão conceptual entre clima e tempo, duas grandezas que se distinguem, designadamente, pelo espaço temporal de referência. Numa simplificação de abordagem poderá dizer-se que o estado de tempo refere-se ao conjunto das condições meteorológicas num dado local, designadamente a temperatura e a humidade do ar, a precipitação, a nebulosidade, o vento e à sua evolução no a dia a dia. Por seu lado o Clima poderá traduzir-se pelo conjunto de todos os estados que a atmosfera pode ter num determinado local, durante um tempo longo, mas definido. Este intervalo de tempo durante o qual podemos dizer que existe um determinado tipo de clima é escolhido como “suficientemente longo”, em geral 30 anos.

CORDEX

CORDEX (Coordinated Regional Climate Downscaling Experiment) é uma iniciativa do WCRP (Coordinated Regional climate Downscaling) que fornece informação climática de alta resolução obtida por regionalização estatística ou dinâmica de modelos globais (http://www.cordex.org/).